sexta-feira, 10 de abril de 2009

Exercício 5 - Análise de três Weblogs

Ao fim de algumas pesquisas sobre o tema Comunicação Empresarial, minha escolha recai sobre três Weblogs que apresento e vou analisar conforme pedido: Comunicação Empresarial ; Blog da Alfa; PubADdiat.
O Weblog "Comunicação Empresarial" é apresentado como um espaço de debate sobre que acontece com a comunicação nas organizações. O seu autor é Marcio Gonçalves escreve no blogue desde 2007, em 2004 já publicou 44 post. No entanto nem em todos os seus post existem Tags, mas na faixa do lado esquerdo existe uma espécie de nuvem com diversas palavras-chave. Nesta analise não encontrei a possibilidade de adicionar favoritos on line- social bookmarking. Existe a possibilidade de fazer comentários, mas no que se refere a poder recomendar ou ligações externas estas são inexistentes - crowdsourced content. Quanto ao tipo do seu conteúdo é constituído por texto e imagens pode-se considerar um conteúdo estático.
"Blog da Alfa-Comunicação Empresarial" a comunicação com eficiência para a sua empresa. Este blogue para alem de publicar notas e comentários sobre comunicação publica também acções relacionadas com clientes da empresa. Tem uma particularidade interessante que é fazer a publicidade aos seus clientes dentro do corpo do blogue e não na lateral. Ao percorrer os conteúdos deste blogue encontra-se os posts identificados com Tags e também sobre a faixa do lado direito dispostas na posição vertical e ordenadas por ordem decrescente das mais utilizadas para as menos utilizadas. É possível acrescentar comentários. Esta presente o social bookmarking com as hiperligação ao Twitter ao site meter, Technorati e blogger. Também o crowdsourced content está presente com a hiperligações para o Flickr onde se pode mais fotos de montagem e no twitter a cobertura virtual. Os seus conteúdos são constituídos por textos, imagens e vídeos são conteúdos estáticos e dinâmicos.
Weblog "PubADdict"- Doses de publicidade servida com uma pitada de opinião. Ao navegar neste blogue encontra-se uma estrutura muito interessante os seus posts estão organizados por categorias que quando seleccionadas mostra-nos todos os posts que foram categorizados com a mesma palavra, mas não apresenta Tags. O social bookmarking está presente através do Destaque-aeiou, Pubtube, Twitter, Blogblog. Apresenta-nos a possibilidade de partilhar os posts através da expressão "Partilhe esta entrada" e então mostra-nos: del.icio.cus, Do Melhor, Chuza, Google Bookmarks, Yahoo! My Web, Bunk list, Favoriting, Sapo Tags, Stumbleupon, Os. Marcant.es, Ma.gnolia, Technorati, New.vine,Windows Live, a estes meios de partilha são considerados crowdsourced content. Quanto ao tipo de conteúdo é constituído por conteúdos estáticos (texto e imagem) e conteúdos dinâmicos (videos, som e animação).
Através da analise a destes três blogues posso concluir que cada blogue é adaptado às necessidades dos seus criadores, cada um com uma visão especifica da comunicação empresarial. Em dois blogues a utilização das Tags é muito presente, mas no "PudADdict" encontramos não Tags mas categorias. O social bookmarking e o crowdsourced contente identifiquei no "Blog da Alfa" e "PubADdict", quanto aos tipos de conteúdos também o mais enriquecidos são o "Blog da Alfa" e "PubADdict" com conteúdos estáticos e dinâmicos e com recursos ao YouTube, o "Comunicação empresarial" só conteúdo estático.
Reformulado em 21-04

3 comentários:

  1. Bem observado. Importa ainda reflectir, a propósito do Blog da Alfa, das possibilidades de "promoção" serem ao nível do blog e não dos posts.

    O link do blog do LPM não está correcto. O que indica é o link de um post. Como já não é actualizado desde Dezembro de 2008 não é o mais aconselhável para objecto de estudo.

    Inês Amaral

    ResponderEliminar
  2. Já efectuei a reflexão e substituição do blog LPM por PubADdict.

    ResponderEliminar
  3. Exercício reavaliado. Muito bem Felisbela!

    Inês Amaral

    ResponderEliminar