domingo, 3 de maio de 2009

Reflexão do trabalho prático das aulas de Cibercultura

Tudo tem um começo! O meu começo como aluna de Cibercultura não foi fácil.
As aulas práticas de
Cibercultura representam um enorme desafio para mim.
No inicio tive muitas dificuldades, não tinha prática na utilização das ferramentas da Internet. Foi-me apresentado um "novo Mundo" o Mundo da
Web 2.0 com as suas vantagens e desvantagens. No inicio criei algumas resistências a esta "nova" forma de comunicação, que por sua vez estava a dificultar-me a aprendizagem. Quando não se conhece algo, logo não se domina se não se domina têm-se medo, então era medo o que sentia em relação a todo este "Novo Mundo". Pedi ajuda a colegas e principalmente à professora para tirar duvidas e definitivamente começar a explorar a Web 2.0. Comecei devagar mas a compreender o que estava a fazer, comecei a gostar, cada trabalho realizado era como uma vitoria.
O percurso delineado pela professora foi interessante e deveras trabalhoso, mas gratificante.
O primeiro trabalho foi criar e alojar um
weblog numa plataforma, assim nasceu Ciber-Felisbela, que passei a dar forma e conteúdo.
O segundo trabalho foi a criação da identificação online, abrir contas em aplicações de social media. Então registei-me e utilizei o
Twitter, Facebook, Flickr e no YouTube. Foi nesta etapa que senti maiores dificuldades mas que consegui outra passar com trabalho empenho. Mais uma etapa superada.
O terceiro trabalho foi dar continuidade a exploração e utilizar todas as ferramentas de social media em que me inscrevi. Agora começou a ser interessante, divertido e muito instrutivo. Etapa superada.
Com o quatro trabalho fiz pesquisas em na
web e nas redes sociais e sites de social media, foi gratificante o resultado das pesquisas sobre "Comunicação na Internet". Etapa superada.
No
quinto trabalho escolhi três weblogs e fiz a sua analise tendo em conta os seguintes aspectos: Tags, social bookmarking, crowdsourced content e tipo de conteúdo. Após feita a analise conclui que os alunos de Cibercultura tem weblogs mais desenvolvidos do que alguns que encontrei na minha pesquisa. Etapa superada.
Com o
sexto trabalho criei uma conta no del.icio.us, com esta ferramenta de social bookmarking guardo de forma organizada conteúdos de outras pessoas com os mesmos interesses sobre alguns assuntos. Mais uma etapa superada.
Todo este percurso não foi fácil, mas posso afirmar que foi muito instrutivo, construtivo, interessante e muito gratificante, cada etapa superada foi uma vitoria alcançada, deu-me a certeza que nunca se deve desistir mesmo quando tudo está muito cinzento, devemos caminhar com calma e se possível pedir apoio. Adquiri ao logo das dez aulas muitos saberes, mais do que poderia imaginar, sinto-me feliz e gratificada pelo tempo que despendi para o desenvolvimento dos trabalhos e para as aulas da unidade curricular Cibercultura leccionada pela docente Inês Amaral.
Todas estas ferramentas são uma mais valia no nosso dia a dia umas porque permitem a edição de conteúdos, outras pela sua forma imediata de reposta, outras comunicar no imediato, outras apreciar paisagens ou imagens que de outra forma seria impossível e muitas mais que existem que serão escolhidas conforme as necessidades de cada pessoa, empresa ou colectividade. Como tudo na vida para ser bom devem ser usadas na altura ideal, na medida correcta.
A edição deste post é o meu sétimo trabalho. Etapa superada.

1 comentário:

  1. Muito positiva a sua evolução Felisbela. Espero que continue o bom trabalho :)

    Inês Amaral

    ResponderEliminar